A futura via expressa de Vilas do
Atlântico terá 5,6 Km de extensão em pista dupla e três saídas ao longo
do percurso. Os 1,5 mil metros já construídos da atual avenida Dois de
Julho e que já ligam o Km 0,6 da Estrada do Coco ao Centro de Lauro de
Freitas serão duplicados. Em toda a sua extensão, até Vilas do Atlântico, a via contará com ciclovia segregada. Osistema de drenagem da via deverá colaborar também para amenizar os sistemáticos alagamentos na Lagoa da Base e outras áreas do Centro.

A primeira saída será na atual
rotatória em que termina a avenida Dois de Julho, para acesso ao Centro.
A segunda na altura da Lagoa da Base, para acesso ao final de linha e
ao estádio municipal e a última na praia de Ipitanga. A intenção é que,
futuramente, também por via expressa, haja uma ligação direta à rua José
Augusto Tourinho Dantas, já em Salvador, que leva a Stella Maris e
Itapoan.
Essa é a
concepção preliminar do projeto, que não está definido. André Carvalho,
secretário de Infraestrutura de Lauro de Freitas, explicou à reportagem
da Vilas Magazine que a obra ainda será discutida com a comunidade e que
a premissa fundamental é “não alterar as características das vias
locais que vão receber o tráfego da via expressa”, inclusive na chegada a
Vilas do Atlântico.

O traçado
proposto acompanha o muro, recuado, da Base Aérea de Salvador até a
cabeceira da pista do aeroporto, em Ipitanga. Dali segue pela atual rua
dos Veranistas e rua Dr. Hélio Brito, alcançando Vilas do Atlântico
pelas margens do rio Sapato.

A obra,
idealizada há mais de dez anos, não tem custo definido, mas a fonte de
recursos está prevista: são verbas do Ministério das Cidades. A próxima etapa é convencer a Base Aérea a ceder mais esse trecho de terreno. O
prefeito Márcio Paiva (PP) e o deputado federal João Leão (PP)
estiveram reunidos, em janeiro, com o Coronel-Aviador Maurício Carvalho
Sampaio, Comandante da Base Aérea de Salvador, da Força Aérea
Brasileira, para discutir o tema.
A via expressa de Vilas do Atlântico
virá desafogar o trânsito da Estrada do Coco, avenida Luiz Tarquínio e
Araqui, por onde hoje transitam milhares de veículos diariamente em
direção às três portarias do bairro.
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