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terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeito de Lauro de Freitas Dr. Márcio Paiva e o Governador

terça-feira, 30 de abril de 2013

O dr. não pára. Lauro de Freitas

O contrato do Programa de Viabilização do Metrô foi assinado hoje, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador Jaques Wagner (PT) e os prefeitos Marcio Paiva (PP), de Lauro de Freitas e ACM Neto, de Salvador. Segundo Wagner, o edital de licitação para a construção da Linha 2 – da Rótula do Abacaxi ao Km 3,5 da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas – será publicado em 20 dias.


> Paiva assina o contrato do Programa de Viabilização do Metrô com Wagner e ACM Neto

O modelo de gestão adotado é de Parceria Público Privada (PPP). “Só dependíamos desse acordo para colocar o sistema em funcionamento”, disse o governador. Para ele, “é um modelo eficiente e que vai nos ajudar a resolver o problema de mobilidade urbana de Salvador e Lauro de Freitas”. O documento assinado hoje prevê ainda a conclusão e as regras para a administração da Linha 1 do metrô, da Lapa a Pirajá, que estava a cargo da prefeitura da capital. 



De acordo com o contrato, a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. O prefeito Márcio Paiva defendeu que Lauro de Freitas também tenha uma tarifa única integrando os bairros à estação de metrô. Paiva quer que os veículos do transporte alternativos sejam integrados ao novo sistema. Entre as atribuições do Governo da Bahia está a implantação da Linha 2. Em Salvador, a prefeitura ficará responsável pela administração do sistema de ônibus.

A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluído até a Copa de 2014 e o segundo até dezembro do mesmo ano. O governador informou que logo depois da conclusão da Linha 1 do metrô, portanto no início de 2015, será traçada a Linha 2, até o Km Km 3,5 da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas.

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, explicou que a empresa vencedora da licitação de construção e gestão do sistema também será responsável pela preparação do projeto que ampliará o metrô até Cajazeiras, em Salvador.

ACM Neto afirmou que, com a implementação do sistema de metrô, vão ser eliminadas, de forma progressiva, algumas linhas de ônibus. “À medida que o metrô funcione até o Retiro, depois até Pirajá e, em seguida, seja construída a Linha 2, de maneira faseada e progressiva, vamos ter a supressão de linhas de ônibus”, disse. ACM Neto destacou que “o que importa é que terá total integração do sistema rodoviário com o metrô. Temos o compromisso de não haver competição entre os sistemas. Vamos pensar na qualidade e no conforto dos usuários”.

Já os trens do subúrbio também passam a ser geridos pelo Estado. O projeto autorizando a transferência foi enviado para a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa da Bahia. Com isso, todo o transporte público sobre trilhos será administrado pelo Estado. Essa transferência faz parte da integração dos sistemas de transporte público.

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