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Se fosse um país, o site seria o terceiro mais populoso do mundo
Estadão Conteúdo
O YouTube, serviço de vídeo do Google, alcançou a
marca de 1 bilhão de usuários ativos ao mês, informou nesta
quinta-feira a companhia. Isso significa, segundo a empresa, que uma em
cada duas pessoas que navegam na internet visitam o site.
Para dar a dimensão do que essa quantidade
representa na web, o Google fez algumas comparações usando o contexto
brasileiro: para chegar à audiência do YouTube, seria necessário reunir
mais de 285 Paradas Gays de São Paulo ou mil carnavais de Salvador.
Já se fosse um país, o site seria o terceiro mais
populoso do mundo, atrás apenas da China e da Índia. A grande
repercussão de vídeos de conteúdo musical, como Gangnam Style, do
cantor sul-coreano Psy, foi um dos fatores que contribuíram para o
aumento da audiência do site. O vídeo já teve 1,45 bilhão de exibições.
Apesar de os vídeos serem seu produto principal, o
YouTube também é considerado por muitos uma rede social. O site tem uma
das características mais típicas desse universo: permite comentários
abaixo do vídeos, assim como a avaliação ("gostei” ou “não gostei").
Lançado por três funcionários do Paypal em 2005 e comprado pelo Google
em 2006, por US$$ 1,65 bilhão, o YouTube é hoje uma importante fonte de
receita para o gigante das buscas. As cem maiores marcas do mundo
anunciam no site, segundo a companhia.
A forma mais comum de anúncio na plataforma é a que
permite pular a propaganda que aparece antes dos vídeos em cinco
segundos, chamada de “trueview”. Nessa modalidade, o anunciante paga
apenas se a propaganda for vista até o fim ou por pelo menos 30
segundos. O próximo passo do site pode ser a oferta de canais pagos. O
rumor é de que o Google pode cobrar de US$$ 1 a US$$ 5 por mês.
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