Paginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Ônibus elétrico chinês fará testes pelas ruas de Salvador


Notíciasrss feed

A previsão é que o veículo, que está sob a responsabilidade da empresa Rio Vermelho, comece a ser testado na próxima semana

26.10.2013 | Atualizado em 26.10.2013 - 08:43
Visualizações: 8524


Da Redação 
Sem combustível, sem poluição, sem barulho. Salvador recebeu esta semana um ônibus elétrico de fabricação chinesa que está sendo preparado para ganhar as ruas.
A previsão é que o veículo, que está sob a responsabilidade da empresa Rio Vermelho, comece a ser testado na próxima semana, quando também haverá um seminário com empresários para apresentar o modelo.
O ônibus atinge a velocidade máxima de 70 km/h, a previsão é que ele circule na linha Aeroporto - Lapa. São necessárias 4 horas para carregar a bateria, que tem autonomia de 300 quilômetros.

Ônibus elétrico chinês faz testes pelas ruas de Salvador (Foto: Almiro Lopes)
“A frota depende deles, é preciso entender a importância do veículo sem poluentes”, disse o secretário de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes. A principal diferença para os ônibus tradicionais é ausência de qualquer ruído.
“Vamos testar bem. Ele entrará em circulação numa rota plana e vamos observar a adaptação na cidade”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.
As marchas são acionadas através de botões e o ônibus também é ligado através de um botão. Tão silencioso que o motorista só sabe que ele está ligado porque o ponteiro se mexe. Segundo o secretário Ivanilson, a tarifa seria a mesma dos ônibus convencionais.
A capacidade é de 23 pessoas sentadas e 57 em pé. O que inclui assentos para idosos. O ônibus elétrico em espaço reservado para pessoa com deficiências físicas e visuais.
Três funcionários da BYD (Build Your Dreams, construa seus sonhos) estão em Salvador para fazer os últimos ajustes, treinar motoristas e explicar o procedimento de manutenção. Já existem cerca de 800 ônibus desse tipo na China. Os ônibus elétricos também já são utilizados na Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Sul, Uruguai, Chile e Colômbia já utilizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário