Paginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Regras para Carnaval 2014 colocam blocos que fizerem fusões no fim do desfile


Notíciasrss feed

Novos blocos não podem mais furar a fila pela associação com entidades mais antigas

26.10.2013 | Atualizado em 26.10.2013 - 08:57
Visualizações: 7293



Foto: Evandro Veiga/Correio
Conselho do Carnaval estabelece novas regras
Jorge Gauthier e Priscila Chammas
redacao@correio24horas.com.br
Blocos antigos que se fundirem com entidades  novas vão para o final da fila da ordem dos desfiles do Carnaval de Salvador. Essa será a nova regra para o ordenamento das apresentações dos blocos de trios elétricos a partir do Carnaval de 2014. A informação foi confirmada, ontem, pelo presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa.
Até este ano, a entidade nova que se juntasse com uma mais antiga - que por critério de antiguidade tem direito a desfilar antes -  ficava com o lugar mais cedo na fila e consquentemente podia aproveitar os holofotes da mídia. 
A decisão do Comcar vem depois da polêmica na folia deste ano quando foi descoberto que a cantora Claudia Leitte comprou do ex-jogardor Edilson a vaga que ele tinha no bloco Bróder para que seu recém-lançado bloco Largadinho saísse mais cedo.
Na ocasião, o Comcar suspendeu o cadastro do bloco Bróder para o desfile no Carnaval de Salvador, pois considerou que houve aluguel da vaga, o que não é permitido. 
De acordo com o presidente do Comcar, só será permitida a junção de entidades pra conseguir melhor lugar na fila se os dois blocos já desfilarem há seis anos ininterruptamente.
“Esses critérios foram elaborados pelo conselho para proibir a venda de lugar nas filas como acontecia no passado. Vai acontecer o justo. Se um empresário com um bloco novo chegar para um bloco antigo para se juntar vai para o final da fila. Só será permitida a junção para situações onde há ”, indicou Costa. 
Mudanças
 Ontem, o Comcar se reuniu com a Procuradoria-Geral do Município para informar as decisões. Segundo Costa, elas serão publicadas no Diário Oficial da próxima semana. A decisão só foi anunciada, ontem, porque havia uma pendência judicial promovida por algumas entidades carnavalescas que não concordavam com as novas regras. “Mas isso já está resolvido. Após a publicação no Diário, há um prazo para que as entidades façam suas contribuições e, depois, o Comcar emite as normas para a ordem”, disse Costa.
Outra alteração prevista para a edição 2014 do Carnaval é que será permitido que blocos com problemas financeiros fiquem dois anos sem desfilar sem perder lugar na fila. Pela regra antiga, era possível que a entidade ficasse um ano sem desfilar e, no retorno, ainda perdia um lugar na fila. 
“Isso vai permitir que as entidades com problemas financeiros pontuais não sejam prejudicadas o que pode acontecer com todo mundo”, argumentou o presidente do conselho.
O secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, informou que a programação oficial do Carnaval de 2014 deverá ser divulgada até o final do mês de dezembro. “Não haverá uma ordem nova na fila. O que vai acontecer é que o Comcar vai colocar regras mais rígidas para evitar a compra de vagas para ordenar os desfiles”, destacou o secretário.
Imoral  
O empresário do bloco Cheiro de Amor e presidente da Associação de Blocos de trios, Windson Silva, que faz parte do Conselho de Carnaval, preferiu não confirmar as novas regras, mas disse que a entidade “vai fazer um conjunto de regras para atender a esse pleito e ao pedido do Ministério Público. Vamos organizar isso, porque a venda e o arrendamento de vagas é algo imoral”.
A promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Rita Tourinho, que acompanha o caso, contou que já conversou com o conselho sobre o assunto e aprova a mudança. 
“É uma forma de garantir que haja critérios objetivos, e não critérios econômicos na ordem do desfile, que é o que estava acontecendo”. Para ela, a medida vai fazer garantir a moralidade do Carnaval e até evitar a morte do Campo Grande. “Os blocos estavam migrando para a orla pela facilidade de adquirir um bom lugar na fila. A entidade não é dona do lugar, a fila anda por antiguidade”, avaliou.
Presidente do bloco Ara Ketu, Vera Lacerda também aprovou a mudança. “Estava precisando dar um basta nesse negócio de vender lugar na fila, porque estava dando muita confusão”, opinou.
Ela também elogiou a regra que garante aos blocos a manutenção do lugar mesmo que deixe de desfilar por dois anos. “Acho correto porque os blocos antigos, mesmo que tenham dificuldades financeiras e deixem de desfilar, vão poder conservar o lugar deles”, concluiu.
Após polêmica, Cláudia Leitte volta ao Campo GrandePivô da polêmica da folia deste ano envolvendo o desfile do seu bloco Largadinho, a cantora Claudia Leitte ainda não definiu o rumo do seu bloco na folia do próximo ano. O empresário da cantora, Fábio Neves, ressalta que o Largadinho sairá em 2014.
“Vamos seguir todas as regras que forem determinadas pelo Carnaval de Salvador”, afirmou Neves que foi informado pelo CORREIO  sobre as mudanças. 
Neves destaca que até o dia 4 de novembro deverá ser definida a programação do Carnaval da artista. Até ontem, o único dia confirmado do desfile é a sexta-feira no bloco Cocobambu (Barra/Ondina). 
“Estamos com tudo acertado para o Carnaval, mas ainda estamos precisando assinar os contratos. Quando tiver assinado, vamos informar. O que podemos confirmar é que o Carnaval 2014 de Claudia terá os mesmos elementos do deste ano com bloco (Largadinho), camarote e hotel temático. O que pode mudar são os locais”. 
Nesse sentido, Claudia poderá se reencontrar com o circuito do Campo Grande, onde desfilou quando fazia carreira na banda Babado Novo. “Claudia vai voltar ao Campo Grande. Não podemos informar ainda quantos dias e nem em qual bloco”, disse.  
Nos bastidores, especula-se que Claudia fizesse uma parceria com o bloco Crocodilo, de Daniela Mercury, mas isso não foi confirmado por nenhuma das partes. A Canto da Cidade, empresa responsável por Mercury, informou que ainda não há definições sobre o desfile da cantora para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário