Paginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Assistência Social de Lauro de Freitas é discutida na IX Conferência Municipal


Notícias

IX Conferência Municipal de Assistência Social

Postado 05 de Agosto de 2013 às 13:52
Nos dias 1º e 2 de agosto, Lauro de Freitas realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O encontro aconteceu no Auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime) e teve como objetivo discutir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
De acordo com a secretária da Semasci, Josy Pinto, durante a Conferência – que contou com a participação de 400 pessoas - foram sistematizadas 18 deliberações de conferências anteriores, visando a efetivação do SUAS, dentre elas a criação de uma ouvidoria na Semasci e a ampliação das equipes de referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Ainda segundo a secretária, novas deliberações foram propostas para Lauro de Freitas, como a disponibilização de recursos municipais para a construção de instituições de acolhimento para crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos.
Na oportunidade, foram escolhidos os delegados e seus suplentes para participar da IX Conferência Estadual de Assistência Social. Representando a sociedade civil: Antônio Jorge de Oliveira e Maria de Lourdes Bastos; o poder público: Tatiana Andrade dos Santos e José Carlos de Santana Filho; usuários: Célia Maria Lima e Otávio Dias; e o trabalhador: Ana Claudia de Aquino e Antônia Magaly de Oliveira.
A coordenadora do Curso de Assistência Social da Unime, Ana Cristina Filgueiras, ressaltou que com a realização da Conferência, os alunos conheceram mais sobre a atuação do Serviço Social nas políticas sociais e culturais. “Sediar um evento como esse contribui para o fortalecimento do curso de Serviço Social e também para o desenvolvimento de Lauro de Freitas”, conclui a professora.
A Conferência discutiu também o Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho, dos serviços, programas, projeto, benefícios no SUAS e Regionalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário