Paginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Estado assina ordem de serviço para construir novo hospital em Salvador


Cidade
por
Rivânia Nascimento
Publicada em 09/04/2013 04:09:51
Acompanhado do secretário da Saúde, Jorge Solla, o governador Jaques Wagner assina nesta terça-feira (9/4) a ordem de serviço para as obras de construção do HGE 2 (ampliação do Hospital Geral do Estado).
A solenidade acontece às 9h, na unidade, que completa 23 anos amanhã. Para a construção do HGE 2, que contará com 11 salas de cirurgia e 200 leitos, sendo 50 de UTI (40 para adultos e dez de pediatria), distribuídos em um prédio que terá oito pavimentos, serão investidos cerca de R$ 33 milhões.
Outro assunto que tem entrado constantemente na pauta das pastas estadual e municipal da Saúde é o combate à dengue. Diferente da estatística de alguns estados, em Salvador houve uma diminuição nos casos da doença. De acordo com a Secretaria da Saúde do município, no primeiro trimestre deste ano foram notificados 336 casos, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram registrados 1,9 mil casos, com um óbito na capital.
A epidemia de dengue trouxe números preocupantes para alguns estados do Brasil. Em Goiás, segundo o Ministério da Saúde, o crescimento da doença é de mais de 1.000%. Na capital, Goiânia, onde é grave a situação, soldados do Exército ajudam na triagem de pacientes e no combate ao mosquito.
Em Minas Gerais são mais de 130 mil notificações este ano. A epidemia de dengue se espalhou também por dezenas de cidades de Mato Grosso do Sul. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no primeiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2012, as notificações passaram de pouco mais de 1.700 para quase 74 mil.
Segundo Fátima Pereira, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, comparado ao mesmo período do ano passado houve uma forte diminuição dos casos da doença na capital. Ela atribui o resultado a fatores climáticos e à mobilização da Secretaria da Saúde no combate à dengue através do Controle de Zoonoses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário