O
modelo de gestão adotado é de Parceria Público Privada (PPP). “Só
dependíamos desse acordo para colocar o sistema em funcionamento”, disse
o governador. Para ele, “é um modelo eficiente e que vai nos ajudar a
resolver o problema de mobilidade urbana de Salvador e Lauro de
Freitas”. O documento assinado hoje prevê ainda a conclusão e as regras
para a administração da Linha 1 do metrô, da Lapa a Pirajá, que estava a
cargo da prefeitura da capital.
De
acordo com o contrato, a tarifa de integração entre o metrô e o sistema
de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. O prefeito Márcio Paiva defendeu
que Lauro de Freitas também tenha uma tarifa única integrando os bairros
à estação de metrô. Paiva quer que os veículos do transporte
alternativos sejam integrados ao novo sistema. Entre as atribuições do
Governo da Bahia está a implantação da Linha 2. Em Salvador, a
prefeitura ficará responsável pela administração do sistema de ônibus.
A
previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluído até a Copa
de 2014 e o segundo até dezembro do mesmo ano. O governador informou que
logo depois da conclusão da Linha 1 do metrô, portanto no início de
2015, será traçada a Linha 2, até o Km Km 3,5 da Estrada do Coco, em
Lauro de Freitas.
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, explicou
que a empresa vencedora da licitação de construção e gestão do sistema
também será responsável pela preparação do projeto que ampliará o metrô
até Cajazeiras, em Salvador.
ACM Neto afirmou que, com a
implementação do sistema de metrô, vão ser eliminadas, de forma
progressiva, algumas linhas de ônibus. “À medida que o metrô funcione
até o Retiro, depois até Pirajá e, em seguida, seja construída a Linha
2, de maneira faseada e progressiva, vamos ter a supressão de linhas de
ônibus”, disse. ACM Neto destacou que “o que importa é que terá total
integração do sistema rodoviário com o metrô. Temos o compromisso de não
haver competição entre os sistemas. Vamos pensar na qualidade e no
conforto dos usuários”.
Já os trens do subúrbio também passam a
ser geridos pelo Estado. O projeto autorizando a transferência foi
enviado para a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa da Bahia. Com
isso, todo o transporte público sobre trilhos será administrado pelo
Estado. Essa transferência faz parte da integração dos sistemas de
transporte público. |
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